Cerrado

Bioma para onde nossos projetos se expandem e fortalecem nossos propósitos.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. 

Nesse bioma encontram-se nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), resultando em uma potência hídrica. O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas.

Nas três últimas décadas, o Cerrado vem passando por um processo de intensa degradação devido ao avanço da fronteira agrícola brasileira de forma não sustentável. Os projetos do Instituto Perene voltados para a conservação do cerrado brasileiro se baseiam na racionalização do avanço da agropecuária de grande porte e no fortalecimento da agricultura familiar e uso sustentável das riquezas desse bioma.

Veja mais informações atualizadas periodicamente sobre o Cerrado Brasileiro em: https://mapbiomas.org/

Conheça os projetos do Instituto Perene voltados para a conservação do Cerrado: Fogões Eficientes do Cerrado; Fogões + Eficientes; reNascer Cerrado; Valor Fercal e Projeto Orla.