English  Portuguese

Fogões Ecoeficientes do Recôncavo Baiano

Uma parceria com a Natura e a Moody ‘s Foundation, que resultou nos primeiros fogões ecoeficientes construídos no Recôncavo Baiano.

Em 2007, quando o Instituto Perene foi fundado, com o objetivo de levar os fogões ecoeficientes ao Recôncavo Baiano, a Natura, por meio do Programa de Neutralização de Emissões de Gases do Efeito Estufa, foi a primeira empresa a acreditar que esses fogões poderiam fazer parte desse propósito.

A tecnologia, ainda pouco conhecida no Brasil, chegou a partir de um projeto semelhante desenvolvido pelo fundador do Instituto Perene na Nicarágua e Honduras. Um trabalho que foi desenvolvido em parceria com a ONG, Climate Care, do Reino Unido, para certificar cientificamente os impactos do fogão ecoeficiente na redução dos gases do efeito estufa.

fogoes-eficientes-3
IMG_8256 (1)
O trabalho com a Natura, rendeu ao Perene, suas três primeiras certificações do The Gold Standard International. Em 2019, o potencial socioambiental do projeto trouxe um novo parceiros, a Moodys`s Foundation, que contribuiu para a ampliação dos Fogões Eficientes do Recôncavo Baiano. A parceria com as duas instituições, que segue até hoje, já resultou em cerca de 13 mil fogões entregues na região.