reNascer Cerrado - Projeto Orla

Um dos mais recentes projetos do Instituto Perene voltado para a conservação do Cerrado brasileiro. Iniciado em 2022, o Projeto Orla tem objetivo de proteger as águas do Lago Paranoá em Brasília (DF), recuperar e manejar a vegetação nativa e sensibilizar a comunidade local.

O projeto entregará 7 mil fogões em comunidades rurais. 

O fogão ecoeficiente foi desenvolvido pela Perene, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove”, do especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o americano Dr. Larry Winiarski (1940-2021). O modelo precisa de menos lenha para produzir as chamas e o tempo de aquecimento pode chegar à metade do alcançado no fogão rudimentar.

Com essa dinâmica, o uso dos fogões ecoeficientes reduz a interferência no ecossistema local para a retirada de lenha e diminui a emissão de gases poluentes. Os benefícios ao meio ambiente são alinhados a melhoria da qualidade de vida das famílias, que passam a cozinhar sem o excesso de fumaça prejudicial à saúde e ao bem-estar.

WhatsApp Image 2022-03-10 at 17.24.24
WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.22.48 PM

A Área de Preservação Permanente de Reservatório – APPR do Lago Paranoá é constituída pela faixa marginal em torno do Lago, com largura de trinta metros, tendo como funções ambientais: preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora.

A Orla do Lago Paranoá da nossa área de atuação se estende além da APPR do Lago Paranoá e abrange áreas de Unidades de Conservação e zonas de visitação publica de vital importância para as águas do reservatório.