reNascer Cerrado - Matopiba

No cerrado tocantinense, o reNascer Cerrado, busca contribuir com a recuperação de áreas degradadas desse bioma.

O projeto entregará 7 mil fogões em comunidades rurais. 

O fogão ecoeficiente foi desenvolvido pela Perene, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove”, do especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o americano Dr. Larry Winiarski (1940-2021). O modelo precisa de menos lenha para produzir as chamas e o tempo de aquecimento pode chegar à metade do alcançado no fogão rudimentar.

Com essa dinâmica, o uso dos fogões ecoeficientes reduz a interferência no ecossistema local para a retirada de lenha e diminui a emissão de gases poluentes. Os benefícios ao meio ambiente são alinhados a melhoria da qualidade de vida das famílias, que passam a cozinhar sem o excesso de fumaça prejudicial à saúde e ao bem-estar.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.24.39 PM
WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.24.41 PM

O Perene está buscando atuar na recomposição produtiva e ecológica de propriedades rurais detentoras de passivos ambientais e buscará aplicar seu conhecimento do processo de construção e certificação dos créditos de carbono.

Iniciado em fevereiro de 2022, o reNascer Cerrado está se desenvolvendo, no momento, momento, em uma área rural de 50 hectares na região de Palmas (TO). A área degradada está sendo enriquecida com árvores nativas como o Baru, Cajuzinho, Jatobá, Xixá; Vinhático, Fava-de-bolota, Angelim amargoso e Barbatimão.