Fogão do Mar

No Recôncavo Baiano, berço do Instituto Perene, o Projeto Fogão do Mar, patrocinado pela Petrobras, está expandindo a principal atividade da Perene nesta região, a construção de fogões ecoeficientes. Mais de 1.800 fogões já foram entregues e mais 1.000 mil devem ser construídos até o final de 2022, totalizando 2.800 fogões entregues.

Todas as ações do projeto são realizadas em parceria com 14 líderes de comunidade do Recôncavo Baiano, que abrangem as regiões de Maragogipe, Cachoeira, Enseada, São Roque do Paraguaçu, Buri, Porto da Pedra, Guaí, Capanema, Jirau Grande, Quizanga, Samambaia, Dendê, Coqueiros, Nagé, Santiago do Iguape e São Francisco do Iguapé.

O fogão ecoeficiente foi desenvolvido pela Perene, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove”, do especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o americano Dr. Larry Winiarski (1940-2021). O modelo precisa de menos lenha para produzir as chamas e o tempo de aquecimento pode chegar a metade do alcançado no fogão rudimentar.

Com essa dinâmica, o uso dos fogões ecoeficientes reduz a interferência no ecossistema local para a retirada de lenha e diminui a emissão de gases poluentes. Os benefícios ao meio ambiente são alinhados a melhoria da qualidade de vida das famílias, que passam a cozinhar sem o excesso de fumaça prejudicial à saúde e ao bem-estar. 

WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.16.44 PM
WhatsApp Image 2022-06-05 at 10.20.45
WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.16.44 PM (1)

Conservação da Mata Atlântica

O projeto também difunde os conceitos de conservação ambiental, por meio de ações nas comunidades voltadas à preservação da Mata Atlântica. Na Reserva do Paraguaçu, localizada no município de Maragogipe (BA), são preparadas mudas de árvores para a realização dessas ações. Cerca de 10 mil mudas serão distribuídas até o final de 2022.