English  Portuguese

Fogões + Eficientes

É realizado nos estados do Tocantins e Bahia, por meio de Acordo de Cooperação Financeira com a Caixa, está possibilitando uma difusão cada vez maior da principal ação do Instituto Perene, a substituição de fogões a lenha rudimentares por fogões ecoeficientes. 

O projeto entregará 7 mil fogões em comunidades rurais. 

O fogão ecoeficiente foi desenvolvido pela Perene, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove”, do especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o americano Dr. Larry Winiarski (1940-2021). O modelo precisa de menos lenha para produzir as chamas e o tempo de aquecimento pode chegar à metade do alcançado no fogão rudimentar.

Com essa dinâmica, o uso dos fogões ecoeficientes reduz a interferência no ecossistema local para a retirada de lenha e diminui a emissão de gases poluentes. Os benefícios ao meio ambiente são alinhados a melhoria da qualidade de vida das famílias, que passam a cozinhar sem o excesso de fumaça prejudicial à saúde e ao bem-estar.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 8.18.21 PM
29 (2)
63011b9c-9f57-4357-807d-857046b12ce1

Conservação do Cerrado

Para promover um impacto socioambiental ainda maior, o projeto também está implantando quintais agroflorestais. Uma forma de uso do solo que combina, em uma mesma área, quatro tipos de cultivos para associar a produção de alimentos e a preservação das florestas. 

Os quintais agroflorestais são uma solução viável para que a agricultura familiar se desenvolva de forma harmoniosa com a natureza. Esse sistema diversifica as espécies que podem ser utilizadas como fonte de renda em um mecanismo que contribui para a conservação do meio ambiente. A meta do projeto é criar 1.000 quintais agroflorestais.