Projeto Fogão do Mar dissemina conceitos de ecoeficiência em comunidades do Recôncavo Baiano

Data da publicação: 25/08/2022

Fogão a lenha antes do projeto (5)

Identificar, disseminar e adotar meios de vida sustentáveis está no centro dos debates de governos, instituições, empresas e nas mais diversas áreas da sociedade. O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, divulgado em fevereiro deste ano, traz o alerta sobre a urgência de transformações na relação da sociedade com o meio ambiente. Nesse cenário o conceito de ecoeficiência tem ganhado cada vez mais espaço. 

Segundo a definição do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, o termo ecoeficiência refere-se a produção de bens e serviços com menor consumo de recursos naturais e menor geração de poluentes. O termo está sendo adotado também para iniciativas sociais que promovam meios de vida ambientalmente sustentáveis. 

É com esse objetivo que o projeto Fogão do Mar, realizado pelo Instituto Perene, com o patrocínio da Petrobras, está disseminando os conceitos de ecoeficiência em comunidades do Recôncavo Baiano. O projeto substitui fogões à lenha rudimentares, que são altamente poluentes, por fogões ecoeficientes, uma tecnologia de transição para os modelos ideais.

O fogão ecoeficiente foi desenvolvido pelo Instituto Perene, seguindo os princípios do modelo “Rocket Stove”, do especialista em tecnologias melhoradas de combustão, o americano Dr. Larry Winiarski (1940-2021). O modelo precisa de menos lenha para produzir as chamas e o tempo de aquecimento pode chegar ao dobro do alcançado no fogão rudimentar.

With this dynamic, the use of eco-efficient stoves reduces the interference in the local ecosystem for the removal of firewood and reduces the emission of polluting gases. The benefits to the environment are aligned with the improvement of the quality of life of families, who start to cook without excessive smoke harmful to health and well-being.